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Pajero TR4 "armada até os dentes" PDF Imprimir E-mail
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Receita feita com calma e acessórios TOP de linha garantem uma ótima performance para esta Pajero TR4 no uso On-Road e Off-Road. Estética, conforto e robustez para encarar desafios cada vez maiores...
 

A consagração da Marca Mitsubishi no Off-Road já é conhecida; 12 vezes Campeã do Rally Dakar e 8 vezes Campeã do Rally Internacional dos Sertões. Fatos que confirmam a qualidade da Marca em desenvolver veículos que realmente "aguentam o tranco".

Todavia, os Rallys são provas de velocidade, que exigem robustez mas, sobretudo, agilidade. O que poucos sabem,é que, além dessa aptidão, os Mits, como são popularmente conhecidos, também são excelentes em trilhas com erosões, atoleiros e todos os obstáculos encontrados nas chamadas "trilhas".

Com uma receita visando o aproveitamento máximo de performance mas sem abrir mão do conforto, o paulistano Marcio Medina recorreu a 4WD Brasil - Four Wheel Acessórios para idealizar o projeto.

Pajero TR4 - Pajero

Nas mãos de Jorge Serrano, proprietário da loja e com 2 experiências no Rally dos Sertões como piloto, a "original" TR4 começou tomar forma. De cara, um parachoque em aço foi colocado na dianteira. O resultado: ângulo de ataque mais agressivo e maior resistência, pois a peça foi fabricada em chapa de aço carbono com 3mm de espessura.

E a melhoria não parou por aí; atrás da peça foi "escondido" um guincho de 12.000 libras, capaz de tirar o carro de qualquer enrrascada. Pontos de ancoragem adicionais não foram esquecidos. Com isso, além de poder usar o macaco Hi-Lift, tornou-se bem mais fácil a utilização da patesca em casos extremos. Como o projeto foi desenvolvido em Auto Cad, as fixações foram mantidas originais, bem como os faróis de milha.


Pajero TR4 - Pajero

Como a parte inferior do carro guarda dispositivos preciosos e, na sua maioria,"caros", não poderia faltar uma proteção que suportasse os mais fortes impactos e que fosse leve o bastante para compensar o ganho de peso com os acessórios extras que o carro ganhou. Assim, o projetista confeccionou protetores de caixa de motor e transmissão em alumínio naval, com 4mm de espessura. Resistência e leveza num conjunto que é responsável por garantir o bom funcionamento da mecânica do veículo.


Pajero TR4 - Pajero

Chegou a hora dos "sapatos". O proprietário, depois de muita pesquisa, escolheu os pneus Toyo Open Country A/T, de uso misto para rodar na cidade e trilhas leves/médias. Na medida 235/70/16, proporcionaram um rodar confortável, estável e sem ruídos. Um desenho de banda com agressividade mediana garantiu design e esportividade a "Pajerinho".


Pajero TR4 - Pajero

Mas, como o "brinquedo" não foi feito só para trilhas leves, um Lift de 2" com calços e molas e um segundo jogo de pneus se fez necessário. E estes deveriam apresentar um perfil bem agressivo, capaz de oferecer tração ao carro mesmo em atoleiros difíceis. Pneus Kondz, na medida 235/75/16 com a consagrada banda de rodagem VJ 900 da Vipal (a mesma marca que fornece bandas para alguns carros do Rally dos Sertões) foram adquiridos. Agora, com duas opções, a TR4 oferece um ótimo desempenho em asfalto e também em lamaçais com níveis mais "parrudos" de dificuldade.

Pajero TR4 - Pajero

Fôlego extra para o motor. Preparação eletrônica através de reprogramação eletrônica SFI CHIPS e a adição de um Kit de injeção de óxido nitroso, mais conhecido como "NOS" (Nitrous Oxide System) foram implementados na "viatura". Com isso, aumento no torque e potência dão conta de uma bela exibição, principalmente em dunas, para esse Mitsubishi modificado. E, como a prevenção de um problema por calço hidráulico é inevitável, também foi instalado um snorkel. Agora o carro conta com motor de sobra e entrada de ar elevada para a travessia de trechos alagados e riachos.

Com transmissão automática, o carro ficou vulnerável a perda de potência quando o óleo da transmissão superaquecia. Assim, quando mais era necessária a resposta do motor, menos o conjunto respondia. A solução foi refrigerar o óleo do câmbio colocando radiador adicional e tubulação especial, em substituição ao sistema de arrefecimento original, que não atendia a necessidade do carro em trechos de alta aderência e arenosos com fortes exigências do conjunto de transmissão. Um trabalho minucioso garantiu o aproveitamento máximo da relação motor x transmissão.


Pajero TR4 - Pajero
 
O interior, praticamente sem modificações, recebeu um sistema sonorização Pionner com MP3, kit 2 vias dessa mesma marca e sistema de comunicação PX, com rádio Cobra 19 III e antena SteelBras Extreme Shield Off-Road, com bobina blindada feita em aço inoxidável, bem como os cabos, suportes e plugs da mesma marca. Garantia de transmissão e recepção altas e claras!

Pajero TR4 - Pajero

Para que o conjunto mecânico tivesse 100% de aproveitamento no quesito tração, um dispositivo elementar e de altíssima utilidade foi imprescindível. Bloqueios de diferenciais da marca Kaiser foram instalados no sistema. Bloqueando os diferenciais dianteiros e traseiros em 100%, as peças garantem que as rodas recebam, na mesma forma e intensidade, a tração que a transmissão manda através dos cardãs.
 
Sem dispositivos eletrônicos ou pneumáticos de acionamento (o que garante que o bloqueio não vá sofrer "panes" num momento de extrema necessidade), o sistema funciona bloqueando constantemente os eixos dianteiros e traseiros, ou seja, o carro está sempre 100% bloqueado.

De toda forma, como nas curvas o carro precisa que as rodas de fora girem mais que as de dentro, a Nekarth-Kaiser se preocupou em desenvolver um sistema de compensação. Embora esteja sempre funcionando, o bloqueio de diferencial "inteligente", logo que sente a curva, faz com que seu sistema libere a roda de fora para girar mais que a de dentro. Pura tecnologia, engenharia e robustez aplicadas num dispositivo tão necessário em trilhas. Sem contar a economia de combustível; como não há perdas de tração nas rodas (nenhuma roda gira mais que a coroa e pinhão), o carro aproveita mais seu torque, exigindo uma aceleração menor e, consequentemente, mais economia.

A instalação, feita na 4WD Brasil, loja autorizada de bloqueios Kaiser, ficou por conta do experiente "Ari", mestre em Mitsubishis e mecânico em seis edições do Rally dos Sertões. Uma peça escolhida a dedo instalada por um profissional experiente e do mais alto nível. Ferramental apropriado e atenção garantiram uma regulagem sem igual. O trabalho ficou perfeito!

Bloqueio Kaiser - Pajero TR4 - Pajero
 
E, com tudo isso, a 4WD Brasil conseguiu transformar a "pacata e original" Pajero TR4 do proprietário Marcio Medina num carro robusto, ágil, resistente e pronto pra enfrentar grandes desafios. E a transformação não para por aí. Essa foi apenas a primeira fase, afirmam proprietário, mecânico e projetista.

Pajero TR4 - Pajero
 
Are you ready? Let's get it on!!!

Veículo:
Pajero TR4 transmissão automática.
Proprietário: Marcio Medina.
Mecânico Responsável: Arilson Alves de Oliveira - "Ari".
Projetista Responsável: Jorge Serrano.
Loja e fábrica de acessórios Off-Road: 4WD Brasil - Four Wheel Acessórios.
 

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